Controlo de Peso - Regra #3

No segundo artigo (regra #2) comparámos o corpo a um carro. Afirmámos que quanto maior fosse o seu motor (massa muscular) mais gasolina gastaríamos (calorias) a fazer exactamente o mesmo que um carro com um motor mais pequeno, seja ao rallenti (dormir, ver tv), no para-arranca do trânsito (actividades diária) ou em auto-estrada (exercício físico).

Mais massa muscular, mais calorias gastas. Se todas as outras circunstâncias forem idênticas, será assim. No entanto o nosso corpo, como máquina maravilhosa que é, vem equipado com um avançado Sistema de Controlo de Combustível (SCC), uma espécie de Start-Stop que liga e desliga o motor consoante a gasolina imediatamente disponível e o tempo decorrido desde a última vez que fomos à bomba. E assim surge a nossa regra #3...

Regra #3 - Comer pouco e regularmente (de 3 em 3 horas max)

O SCC do nosso "motor" está sempre alerta à escassez de combustível, e pronto para reduzir significativamente o seu consumo caso seja necessário. Objectivo: poupar gasolina para as fases mais intensas, afinal é difícil prever a distância até à próxima bomba.

O truque para o SCC não entrar em acção? Que nunca nos falte gasolina, sobretudo em frequência. Não basta comer uma dose gigantesca de calorias de manhã e esperar que dure o dia todo. O SCC não funciona assim porque apesar do volume total de calorias poder ser suficiente para o dia inteiro, elas são rapidamente (1 a 2 horas) armazenadas como gordura se não forem utilizadas. E as calorias sob a forma de gordura armazenada (sobretudo nas coxas e barriga :-) ) não contam como gasolina disponível para o SCC...

Nota: qualquer quantidade de calorias (independentemente da sua forma inicial - proteína, hidratos de carbono, gordura ou alcool) é convertida em gordura armazenada se não for necessária nas 1 a 2 horas seguintes à sua digestão.

Vamos agora ver como podemos operacionalizar isto:

1) Encontre as calorias diárias necessárias para os seus objectivos. Rapidamente, são 25 kcal por kg de peso corporal para perder peso.

2) Divida essas calorias por cerca de 5 a 6 refeições e considere cada uma delas isso mesmo: uma refeição. Não existe "jantar", "almoço" ou "lanche", apenas refeições, todas elas parecidas no total das calorias.

3) Se por motivos sociais ou familiares quiser abusar um pouco mais nas calorias à hora de almoço ou à noite, retire essas calorias das refeições imediatamente anterior e subsequente

4) Nunca elimine refeições completamente. Isso irá activar o seu SCC.

Quanto maior a restrição calórica que estiver a fazer, mais importante é esta regra. O objectivo final é levar o corpo a pensar que não está a sofrer restrições, e que por esse motivo não há necessidade de activar o SCC.

Kia Ora!
Pedro Miguel