Controlo de Peso - Regra #2

No primeiro artigo de controlo de peso vimos que é uma impossibilidade matemática perder peso se a energia que gastamos for inferior à energia que ingerimos. Apesar da equação energética ter apenas duas variáveis, existem inúmeros factores que influenciam o valor dessas duas variáveis.

A equação universal:
Energia = In - Out
In = calorias ingeridas; Out = calorias gastas

Porque o nosso corpo procura sempre o equilíbrio, se a Energia for negativa, o corpo recorre às reservas (de gordura normalmente) para contrabalançar. Se for positiva, acumula essa energia sob a forma de gordura. Existem muitos factores que influenciam o lado do "In" e outros tantos que ajudam a manipular o lado do "Out". Este artigo é sobre a forma mais importante de manipular o "Out" ou, em Português corrente, como dizer ao corpo para gastar mais calorias.

Regra #2 - Construir Massa Muscular
A massa muscular é o motor do nosso corpo. E um carro com um motor maior, desde que esteja ligado (n.d.r. o corpo só desliga quando morremos), gasta sempre muito mais que um carro com um motor mais pequeno. Seja ao rallenti , seja em andamento normal, seja em alta velocidade:

1) Metabolismo Basal (em repouso) -
É a energia gasta pelo corpo simplesmente para se manter vivo (motor ao rallenti) e pode representar cerca de 40% a 60% do nosso gasto energético diário. Que máquina mais ineficiente, hein ? As células musculares são metabolicamente activas, enquanto as de gordura não são. Quantas mais células musculares tivermos mais calorias gastamos em repouso, seja a dormir, a ver tv ou a navegar na internet.

2) Actividade Física - É a energia gasta pelo nosso corpo nas nossas actividades físicas diárias (motor em andamento). Representa entre 10% a 30% do nosso gasto energético diário. E quanto mais massa muscular tivermos, mais calorias gastamos para as mesmas actividades físicas diárias.

3) Exercício Fìsicio -
Não existe propriamente um limite para a energia gasta no exercício físico por dia, esta é apenas limitada pelas 24 horas disponíveis. Adicione sempre as calorias gastas com o exercício às outras, sabendo no entanto que quanto mais massa muscular tiver, mais calorias gastará no mesmo período de exercício (motor em alta velocidade)

Conclusão: mais massa muscular, mais calorias do lado do Out. Falem com o vosso Instrutor e peçam um treino de hipertrofia. Ao final de alguns meses irão ficar surpreendidos com os resultados.

Kia Ora !
Pedro Miguel