Gastar Mais Gordura

A energia gasta por qualquer pessoa durante actividade física vem de uma de duas fontes: hidratos de carbono (açúcares) ou gordura.

A regra geral é: quanto mais intenso o exercício, mais rápido o consumo de energia (calorias por minuto). No entanto, durante exercício a intensidades mais elevadas (acima de 75% da batida cardíaca máxima) a percentagem de consumo de gordura no gasto total de energia é mais baixa do que exercício a mais baixas intensidades (entre 60% e 70% da batida cardíaca máxima).

No entanto, o conceito de "exercício de baixa intensidade para queimar mais gordura" é enganador porque é preciso muito mais tempo de exercício a baixa intensidade para queimar a mesma gordura que em exercício de alta intensidade. Além de que, no final do dia, o que conta são as calorias gastas. E em uma hora de exercício de alta intensidade gasta muito mais do que em uma hora de exercício de baixa intensidade.

Para clarificar um pouco, vou usar um exemplo concreto:
Exercício de baixa intensidade (60% a 70%):
Duração: 1 hora
Calorias gastas: 300 kcal
Calorias de gordura: 35% = 105 kcal

Exercício de alta intensidade (80% a 90%):
Duração: 1 hora
Calorias gastas: 600 kcal
Calorias de gordura: 20% = 120 kcal

Conclusão: Em percentagem do valor calórico gasto, o exercício de baixa intensidade usa mais gordura como fonte energética mas em valores absolutos o exercício de alta intensidade é mais eficaz. O exercício de alta intensidade faz ainda subir o metabolismo basal, o que significa que o corpo consume mais calorias em repouso.

Kia Ora !
Pedro Miguel