Nem o Pão Engorda, Nem o Exercício Emagrece

Sim é verdade. O pão não engorda. E o exercício não emagrece. Parece parvo ? Mas não é.

Eu sempre quis escrever um artigo destes mas sempre resisti porque achava que era secundário. Mas dois acontecimentos esta semana (09 de Setembro 2009) fizeram-me mudar de ideias: tive uma conversa mais acalorada sobre "O Pão Não Engorda" com uma amiga preocupada com o peso e li um artigo espalhafatoso na revista Visão intitulado "Afinal o Exercício Não Emagrece". E não consegui ficar calado...

A maioria... a grande maioria das pessoas não entende os mecanismos básicos da perda e do ganho de peso. E digo básicos porque são isso mesmo: simples, sem truques ou esquemas complicados. Tão simples que os "esquecemos" e preferimos inventar histórias complexas que nos ajudam a aliviar o sentimento de culpa da pura falta de... disciplina.

O Pão Não Engorda !
Se eu lhe dissesse "Se comprar um Porsche vai apanhar multas de excesso de velocidade", o que responderia ? Provavelmente "Isso depende. Se eu andar a menos velocidade que o permitido, nunca apanharei multas de excesso de velocidade", ou então qualquer coisa mais contundente como "Duh! Os Porsches também andam devagar, tás parvo ou quê?!". Certo ? :-)

Certo. Isso quer dizer que o que dá direito a multas de excesso de velocidade não é o carro ser potente, mas sim o ultrapassar os limites (neste caso) de velocidade. E isso até pode ser feito com um Fiat Panda, embora seja mais difícil pela baixa potência do carro.

O pão é um Porsche. Os bróculos o Fiat Panda.
O arroz doce um ferrari de 400 cv polvilhado de canela. A sopa de legumes um Clio.
A baba de camelo, com amêndoa torrada por cima, um delicioso Maclaren F1 que faz dos 0 aos 100 em 3,4 segundos! A sandes de frango em pão integral (sem molho!) o nosso Opel Corsa.

Já apanharam a ideia ?

Quer conduzir estes carros sem ser multado? Quer comer estas coisas todas sem engordar ? Basta que o faça dentro dos limites legais permitidos, ou seja dentro dos seu limites diários de calorias. É difícil ter um "bicho" destes nas mãos e não exceder os limites? É, muito. Por isso é que eu não tenho sequer um Porsche. Tudo na vida são escolhas e nós somos sempre o que escolhemos, para o bom e para o mau. Não ponha é as culpas no carro, você é que comanda o acelerador...

O Exercício Não Emagrece !
Nota: este artigo é apenas válido para as pessoas que vão ao ginásio treinar. As que "permanecem" no ginásio 1, 2 ou mesmo 3 horas a conversar ficam a saber que ser fit não acontece por osmose e que socializar não é considerado desporto. Adiante.

Se ir ao ginásio emagrecesse automaticamente então não haveriam gordos nos ginásios, ou pelo menos não muito tempo.

O artigo desta semana na revista Visão é sensacionalista e tem muitas falhas técnicas graves. Por exemplo, é afirmado que 4 kg de massa muscular construída árduamente no ginásio representam apenas 40 kcal diárias acrescidas de energia gasta em metabolismo basal (em descanso). E quem sabe o que custa ganhar 4 kg de músculo pensa "tanto trabalho pra isto?".

E realmente seria assim, não fosse esta afirmação falsa tecnicamente.

Eu explico: segundo a fórmula actualmente mais correcta para cálculo do metabolismo basal (fórmula de Katch-McArdle), 1 kg de músculo em repouso pode representar 33,5 kcal/dia se esse kg de músculo for exercitado 4 a 5 vezes por semana. "Só 33,5 kcal/dia?" - diz você. Parece pouco ? Pense que isso representa 12.228 kcal/ano, ou 1,6 kg de gordura (7.700 kcal = 1kg de gordura). E apenas por esse 1 kg de músculo a mais. Com 5 kg de músculo a mais você "derrete" 8kg de gordura/ano a não fazer nada, simplesmente porque ele está lá... Parece-lhe melhor ? :-)

É também dito no artigo que ir ao ginásio não emagrece porque os praticantes não conseguem parar de comer. Parece que praticar desporto no ginásio lhes dá mais fome. Hummm... estou baralhado... Afinal é o ginásio que engorda ou é comer demais que engorda ? Lembram-se da história do Porsche ? Acha que vale a pena falar mais disso ?

"A Disciplina Liberta-me"
Amigos... da mesma forma que quem faz ginásio há anos sabe que não existem soluções fáceis, temos de resistir aos argumentos fáceis também. Não podemos aceitar algo como verdadeiro só porque justifica a nossa falta de disciplina.

Aqueles que realmente comandam a sua vida, que são como querem, são verdadeiramente livres. A disciplina que nos permite direccionar o nosso destino para onde queremos, como queremos e quando queremos é a verdadeira liberdade.

Os que não conseguem ser como gostariam não precisam de argumentos fáceis que aliviem a sua culpa, mas sim de alguém que lhes mostre que é possível. E todos nós, que somos a prova viva disto temos a obrigação moral de o transmitir. No mínimo pelo exemplo...

Kia Ora!
Pedro Miguel.