Ultrapassar a Fadiga

Nota: a fadiga crónica pode ser um sinal de problemas mais sérios e deve ter acompanhamento médico.

A maior parte das pessoas experiencia períodos de fadiga durante o dia, normalmente resolvidos com a ingestão de qualquer coisa mais doce. Para outros a fadiga torna-se algo constante que impacta inclusive a vontade de fazer actividade física. Afecta muitas vezes a nossa líbido, o que a torna numa prioridade. Keep reading...

CARÊNCIAS VITAMÍNICAS E DE MINERAIS
É essencial consumir um suplemento vitamínico / mineral adequado. A maior parte dos adultos e algumas crianças fazem uma alimentação deficiente, monótona e que por isso é cronicamente privada de alguns micronutrientes essenciais ao bem-estar e ao combate à fadiga.
O stress do dia-a-dia leva o corpo a consumir vitaminas e minerais extra, sobretudo aos fumadores. De uma forma geral, a maioria dos adultos após os 18 anos deveriam tomar diariamente um bom multi-vitamínico / multi-mineral, sobretudo se fazem exercício regular.

BAIXOS NÍVEIS DE GLUCOSE NO SANGUE
A glucose (açúcar) no sangue tem de permanecer dentro de limites (superiores e inferiores) para o nosso corpo funcionar bem e também para evitar os danos para as artérias de níveis demasiado elevados.
Quando a glucose baixa para lá de certos limites os nossos níveis de energia caiem também. É uma relação causa-efeito bastante directa, embora certos estimulantes (como o café) possam mascaram este efeito negativo.
Alimentos com índice glicémico alto (GI) são os culpados destas flutuações. Quando alimentos com GI elevado são ingeridos, o corpo produz uma reacção contrária libertando grandes doses de insulina muito rapidamente. Isto provoca uma descida abrupta dos níveis de glucose no sangue que, 1,5 a 2 horas após a ingestão, pode ir a níveis inferiores aos iniciais.

Algumas pessoas são mais sensíveis a estes altos e baixos e por isso têm a tendência a ter "cravings", normalmente por comidas ricas em hidratos de carbono de GI alto como bolos ou pão branco, e a terem falta de energia a meio da manhã ou da tarde.
Existem no entanto várias estratégias para ajudar a manter os niveis de glucose mais estáveis:

1) Incluir um alimento com GI baixo em cada refeição, que irá funcionar como contra-peso e ajudar a baixar o total do GI da refeição.
2) Evitar ingerir grandes quantidades de hidratos de carbono de uma só vez, misturar sempre fontes de proteína, gorduras saudáveis e fibras.
3) Não saltar refeições, irão comer demasiado mais tarde e a resposta de insulina do corpo será maior (com o consequente pico cima-baixo da glucose)
4) Comer um bom pequeno-almoço, irá melhorar os níveis de concentração durante a manhã, em parte devido à disponibilidade de gucose no sangue durante este período. Outro efeito benéfico é uma "resposta hormonal" mais suave ao almoço (i.e. menos sinais de fome emitidos pelo corpo) e uma probabilidade menor de atacar comida menos saudável a meio da manhã.

NÍVEIS DE ACTIVIDADE FÍSICA
Parece um contrasenso, mas quanto menos activos formos, menos energéticos nos sentimos. É um ciclo vicioso em que muita gente cai de tempos a tempos, normalmente motivado por uma fase mais crítica no trabalho, o nascimento de um filho ou mudança de local de residência.
O problema é que as nossas vidas são mais desgastantes para o cérebro do que para o corpo e somos frequentemente incapazes de distinguir cansaço mental de cansaço físico. O movimento faz o sangue circular mais depressa pelo corpo, entregando oxigénio e nutrientes aos músculos mas também ao cérebro. Nós fomos "desenhados" para sermos seres activos, mas o nosso ambiente é cada vez mais sedentário. Temos de lutar contra isso incluíndo actividade física nos nossos dias, todos os dias. Quem se mantém ativo fisicamente sente-se melhor durante o dia, com mais energia, dorme melhor e com isso fica mais descansado e preparado para o dia seguinte. E o ciclo repete-se...

SONO
Parece óbvio, mas dormir mal ou por pouco tempo deixa-nos cansados. Se esta é a causa da fadiga, não existe chocolate ou gelado em quantidade suficiente para resolver o problema. A solução é encontrar tempo para descansar e recuperar, sobretudo após o exercício físico.

Kia Ora,
Pedro Miguel